quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dolar cai a menor nivel em um mês R$ 1,80

O dólar caiu ao menor nível em mais de um mês ante o real nesta terça-feira, reagindo a entradas de recursos e a perspectivas de mais ingressos de capital no país após recentes emissões de empresas brasileiras e do próprio governo. O quadro externo favorável a ativos de risco corroborou o movimento.

No fechamento, a moeda americana recuou 1,85%, para 1,8008 real na venda. É a menor cotação desde 7 de dezembro, quando a divisa terminou a 1,7905 real. Na mínima do dia, a taxa de câmbio atingiu 1,7948 real, queda de 2,17%.

Segundo dados da Thomson Reuters, o real foi a moeda que mais se valorizou nesta terça-feira dentre as 36 divisas mais negociadas nos mercados de câmbio globais. Três operadores consultados notaram fluxo positivo durante toda a sessão, num sinal de que os investidores aproveitaram o ambiente de menor aversão a risco para aplicar em ativos brasileiros.

Para o gerente de câmbio da Fair Corretora, José Roberto Carreira, o real estava muito "descontado" e por isso reage às perspectivas de fluxo com mais força. "O mercado estava preso à faixa de 1,85 real e encontrou fôlego para cair, uma vez que você espera que mais dinheiro entre por conta das captações", afirmou.

Há exatamente uma semana, o Brasil anunciou uma emissão soberana que contou com forte demanda e abriu caminho para que empresas com dificuldade de captação no mercado de capitais internacional melhorem suas condições de financiamento. A notícia levou o dólar a cair 2% na terça-feira passada – maior queda em dois meses.

China – O mercado também reagiu a perspectivas de que a China, segunda maior economia do mundo e principal parceiro comercial do Brasil, anuncie medidas para estimular sua economia, que assim importaria mais matérias-primas, principal item da pauta de exportações doméstica.

(Com Reuters)

Nenhum comentário: