quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estrela da Manhã

O termo "Estrela da Manhã",é encontrado no livro de Isaías cap. 14:12 e duas vezes no livro de Apocalipse caps. 2:28 e 22:16. Qual é a origem deste termo ? Como devemos entender estes versos .Na versão João Ferreira de Almeida(revista e atualizada)descreve assim: Isaías 14:12 "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!".
No texto original hebraico, o décimo quarto capítulo de Isaías fala de um rei babilônico caído, que durante sua vida perseguiu os filhos de Israel. O original hebraico não menciona o nome "Lúcifer", porém uma tradução feita no século IV por Jerônimo traduziu "Estrela da manhã, filho da Aurora, Estrela do dia" como "Lúcifer" e ao longo dos séculos a igreja foi interpretando que essa estrela da manhã, era um anjo rebelde, expulso do céu para governar o inferno, chamado Lúcifer.
Na astronomia romana, Lúcifer era o nome dado a estrela matutina, a estrela da manhã que aparece no céu pouco antes do amanhecer, anunciando o nascer do sol. O nome deriva do termo latino "Lucem Ferre", ou portador de luz. No texto original hebraico a expressão descreve o rei da Babilônia Helal, filho de Shahar, ao traduzir esses termos tem-se "estrela do dia, filho da aurora" transmitindo o brilho dourado das vestes do orgulhoso rei. Assim "Lúcifer" é um antigo nome latino que traduz os termos hebraicos: "estrela da manhã, portador de luz". Portanto, em nenhum momento o capitulo 14 de Isaías, em seu original cita Satanás ou Lúcifer.
Embora tal livro bilbico não cite explicitamente o anjo caído,Satanás,como sendo o tal Lúcifer ou Lucem Ferre em latim,nós adventistas temos outros textos bíblicos que reforçam a crença de que este texto se refere a queda de um anjo que um dia no céu foi um grande anjo.Note o que diz outro texto bíblico:"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Edén, jardim de Deus... tu eras o querubim, ungido para cobrir e te estabeleci..." Ezequiel 28:
Precisamos endagar ao ler o texto acima: Como pode o tal rei estar no Edem e no céu se viveu nos dias do profeta Isaías ? É porque naturalmente o texto em especial não se refere ao rei de Tiro e sim ao anjo caído mais conhecido como Lúcifer .
Mas você perguntará: Lúcifer,"Estrela da Manhã ?"Não pode ser.Sempre soube que essa expressão refere-se a Jesus .E vai me apontar o texto de apocalipse que comentei nesta postagem no início certo.
" Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã."Apoc 22:16.
Está as Sagradas Escrituras entrando em contradição ? Estaria Deus tentando nos confundir ? A resposta é não,nunca .
Para entendermos melhor e com mais profundidade estes versos,temos que tomar por base todo o conflito cósmico que teve sua origem muito antes deste mundo que conhecemos . Na verdade quando exatamente ninguém , nem um teólogo pode afirmar .Mas sabemos hoje pela revelação da Santa Bíblia que foi no Céu o início desse conflito .
Apocalipse 12: 7 a 9 " Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos."
O texto acima descobre o véu que nos separa do mundo invisível, e nos mostra um mundo totalmente desconhecido e sobrenatural . Mas muito real e que influenciou muito a nossa história desde então.
"...subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."Isaías 14. Outro mistério que nenhum teólogo ou líder religioso se atreve a explicar é porque Satanás que vivia ao lado de Deus, no céu , cercado por incontáveis anjos amigos , e até onde sabemos deve ser um lugar maravilhoso,como veio nascer a inveja em seu coração ? Bom se não temos até hoje essa resposta a resposta a pergunta anterior podemos nos arriscar .Pela manhã,la pelas 5:00 as 6:00 no inverno normalmente o sol ainda não apareceu e vemos uma brilhante estrela no alto do céu ,impressionante e notável sua aparência . Mas se continuarmos a observar o céu veremos que conforme a hora passa essa linda e brilhante estrela vai desaparecer e será substituída por nada menos que o Sol ,que é na verdade uma estrela .E essa estrela brilhante é simplesmente o planeta Vênus refletindo o brilho do Sol . Agora fica mais claro para nós o que o texto de apocalipse diz quando se refere a Cristo como "A Brilhante Estrela da Manhã "apoc.22:16 .Perfeita a metáfora. Porque assim como o Sol tem luz própria e não depende de outro corpo celeste para iluminar , nosso Senhor e Salvador é luz e Nele não
habita trevas .Note o que o apostolo escreveu :" Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha."joão cap 2:8 .
O retorno glorioso de Cristo é para este mundo como um Sol resplandente que elimina as trevas.A estrela de falso brilho(que é Satanás) pode brilhar bastante neste mundo escuro , mas só enquanto não chega a verdadeira estrela que permite temporariamente seu brilho fulgaz .Satanás tem brilhado por meio de filmes,novelas,músicas,teatro,shows,violência,miséria,carros de luxo e outras coisas que ele oferece aos mundanos , mas ele sabe e nós cristãos temos o dever de saber : Todas essas coisas são passageiras . Nosso amado Salvador quando andou por este mundo viveu de forma simples.Em um de seus sermões mais profundos Ele nos aconselhou : "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam..."Mateus 6:19 e 20 .
Concluímos então que se quisermos ser felizes é necessário viver uma vida em comunhão com Cristo e aguardar a Verdadeira "Estrela da Manhã ".

Nenhum comentário: